Últimas do Blog
Home / Blog / Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?
Plano de Saúde Por Adesão Saiba Quem Poderá Aderir Aqui

Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

Este post será voltado a tirar dúvidas frequentes sobre Plano de Saúde Por Adesão para que você fique por dentro de tudo sobre este tipo de plano de saúde.

Apesar da rotina da vida, muitas pessoas estão preocupadas com sua saúde e bem-estar. Além de academias cheias, centenas de pessoas caminham ou correm em parques, já que há uma grande preocupação com a qualidade de vida enquanto saúde do corpo e da mente.

Diante de um cenário em que o tempo médio de vida tem aumentado, faz-se necessário cuidar mais da saúde em todas as fases da vida, desde o nascimento, passando pela maturidade até o envelhecimento.

Pesquisas apontam que cerca de 60% dos brasileiros julgam o serviço do SUS como ruim ou péssimo, por isso, contar com o Sistema Único de Saúde não parece ser uma boa opção para mais da metade da população Brasileira.

Para sanar esse problema, a Saúde Suplementar no Brasil oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de plano de saúde.

Numa visão preventiva e com foco na qualidade de vida no futuro, é determinante ter acesso à assistência à saúde sempre que precisar. Por isso, é muito importante que, em seu planejamento de vida pessoal e familiar, seja contemplada a assistência privada. Assim, você garantirá acesso sempre que precisar.

Atualmente, existem dois modelos de planos de saúde: os individuais e os coletivos. Nesse texto, falaremos sobre os planos de saúde coletivos por adesão, mas antes, vamos relembrar alguns conceitos:

Plano de Saúde Coletivo

plano-de-saude-coletivo-300x208 Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

São planos pensados para uma coletividade, um grande número de pessoas que possuem alguma característica em comum – os chamados grupos de afinidade. De maneira geral, esses grupos são classificados de acordo com sua categoria profissional, área de atuação ou empresa em que trabalham.

Atualmente existem dois tipos de planos de saúde coletivos:

  • Planos de saúde coletivos empresariais;
  • Planos de saúde coletivos por adesão.

Os planos de saúde coletivos empresariais, prestam assistência médica à saúde dos funcionários da empresa contratante, graças ao vínculo empregatício ou então estatuário.

Já os planos de saúde coletivos por adesão são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou então setorial, como é o caso de conselhos, sindicatos e demais associações profissionais.

Plano de Saúde Por Adesão Coletivo

Como citado anteriormente, o plano de saúde coletivo por adesão é uma modalidade de serviço que é oferecida por uma pessoa jurídica a um determinado grupo de pessoas, com o contrato firmado entre as partes. Todos os integrantes do plano se tornam titulares e ganham o direito a ter acesso aos serviços de assistência médica e demais coberturas oferecidas pelo plano de saúde contratado, entretanto, ele é restrito a um grupo de pessoas.

Um Plano Especial

Por apresentarem valores mais atrativos e acessíveis, os planos coletivos por adesão representam cada vez mais uma excelente opção para os beneficiários vinculados aos conselhos de classe, sindicatos e demais associações profissionais.

Quem Pode Aderir?

Não é qualquer pessoa que pode aderir. Para ter um plano de saúde coletivo por adesão, é preciso estar filiado a alguma entidade profissional, como por exemplo:

  • CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
  • CRA (Conselho Regional de Administração);
  • CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais);
  • CNSP (Confederação Nacional dos Servidores Públicos);
  • OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil); entre outros.

Principais diferenças entre plano de saúde por adesão coletivo e individual

planos-de-saude-plano-saude-coletivo-ou-individual-qual-melhor-1024x400 Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

Contratação do Plano

Plano de saúde individual: Qualquer pessoa pode contratar esse tipo de plano.

Plano coletivo por adesão: A pessoa precisa estar inserida em alguma entidade como empresas, sindicatos, Conselhos de classe, entidades de classe ou então qualquer outra associação profissional.

Valores 

Plano de saúde individual: Pagam o preço estabelecido pelo plano contratado.

Plano coletivo por adesão: As tarifas podem ser até 50% mais baratas do que nos planos individuais.

Período de Carência

periodo-de-carência Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

Plano de saúde individual: É necessário esperar os tempos estabelecidos pelo plano para ter acesso a alguns procedimentos.

Plano coletivo por adesão: Por ser geralmente composto por muitas pessoas, os períodos de carência geralmente são menores quando comparados aos dos planos individuais.

Vencimento

vencimento-de-plano-de-saude-1024x420 Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

Plano individual: O vencimento é sempre na data em que se fecha a contratação do plano de saúde.

Plano coletivo por adesão: O vencimento tem data programada e variada, podendo ser escolhidas datas entre os dias 10 e 25 de cada mês.

Reajuste de Valores

Reajuste-de-Valores Plano de Saúde Por Adesão: Quem Poderá Aderir?

Plano individual: O reajuste sempre ocorrerá na data de contratação do plano de saúde.

Plano coletivo por adesão: O reajuste ocorre em um mês específico, geralmente escolhido pelo contratante.

O plano de saúde por adesão é uma alternativa vantajosa!

Na maioria das vezes, os planos de saúde por adesão são uma opção mais vantajosa do que o plano de saúde individual. Contudo, antes de fazer parte deste tipo de cobertura médica, tenha certeza de que você compreendeu todas as condições de uso dela.

Na utilização do plano coletivo por adesão, as semelhanças são as mesmas de um plano de saúde individual. O paciente do plano coletivo tem direito a consultas, exames, internações, cirurgias e demais procedimentos oferecidos pelo plano contratado.

Se você não possui ainda um plano de saúde, fique atento. Vale a pena conversar com o grupo de responsáveis pessoas da empresa onde trabalha ou de uma associação comercial caso seja afiliado, sobre essa possibilidade de ter um plano de saúde coletivo por adesão. Afinal, além de propiciar os mesmos tipos de atendimentos que um plano de saúde individual, traz ainda a vantagem de descontos nos preços, beneficiando todo o grupo e proporcionando um bem, segurança e mais saúde para a coletividade.

Confira abaixo também um vídeo que fizemos falando um pouco sobre planos de pessoa física e adesão.

Plano de Saúde Por Adesão Coletivo e Pessoa Física

2 Comentários

  1. Tenho Appai, quero simular preço de internação e cirurgia. Sou func. Do estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

(21) 3064-0101COTAR PLANO