Últimas do Blog
Home / Blog / Será o Fim do Plano de Saúde Individual? Saiba um Pouco Sobre
Plano de Saúde Individual

Será o Fim do Plano de Saúde Individual? Saiba um Pouco Sobre

Hoje vou falar sobre o Plano de Saúde Individual então leia esse post até o final para saber tudo. A saúde no SUS está cada dia mais precária, porém para quem não tem condições financeira suficiente, recorrer aos planos de saúde individual também não é fácil.

Muitas pessoas conseguem a adesão de um plano por meio de um vinculo empregatício, no qual esse pode está disponibilizando o serviço.

As pesquisas demonstram que de todos os usuários que possuem convênios no país, apenas uma pequena parte está direcionada aos planos de saúde individuais.

Isso porque os planos individuais estão com valores cada vez mais elevados e sem gerar retorno para as operadoras.

Não só valores, mas também uma lista de motivos para explicar essa escassez. Confira abaixo.

Por que as adesões dos planos de saúde individual estão diminuindo cada vez mais?

 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) designa todos os anos determinado valor para reajustes dos contratos individuais, o que não ocorre nos planos coletivos.

Outro fator que faz com que os contratos individuais deixem de ser vantajosos para as operadoras, é a clausula que exige um contrato unilateral.

Essa clausula deixa claro que somente o cliente pode fazer a anulação do contrato, diferente dos planos por adesão.

Pois se a operadora verificar que os contratos de planos por adesão não estão oferecendo as devidas vantagens esperadas, ela pode cortar serviço com os usuários.

Devido a esses motivos as operadoras acabam cobrando de um plano individual um valor muito maior do que de um plano por adesão.

E não apenas isso, como também acaba gerando um processo de costume, no qual apenas indivíduos já enfermos contrata o plano.

Como consequência disso, a taxa de sinistro desses contratos dobra de valor, causando prejuízos para as operadoras.

E com toda essa situação, os indivíduos com estreito recurso financeiro e que não possuem vínculo empregatício, estão deixando de pagar suas mensalidades.

Consumidor cada vez mais preocupado 

Consumidor-cada-vez-mais-preocupado- Será o Fim do Plano de Saúde Individual? Saiba um Pouco Sobre

Com a maioria das seguradoras de saúde do Brasil cancelando vendas de contratos, o cidadão ficou cadê vez mais preocupado por seu bem-estar.

Pois para muitos a única forma de aderir a um plano de saúde é na modalidade individual.

São muitos os relatos de pessoas que necessitam de um plano de saúde e não conseguem pelo fato da operadora não disponibilizar contratos de venda.

Além do que já foi mencionado nesse artigo, para as empresas a utilização do plano de saúde individual é bem maior do que o do empresarial.

Nesse caso é muito melhor vender os contratos para quem não utiliza com frequência os serviços.

Pois dessa maneira a empresa não gasta tantos recursos e o retorno ainda é maior.

Existe outro plano de saúde que não seja individual ou empresarial?

Existe-outro-plano-de-saúde-que-não-seja-individual-ou-empresarial Será o Fim do Plano de Saúde Individual? Saiba um Pouco Sobre

Sabemos que para assumir mensalidades de um plano de saúde individual está cada vez mais difícil, principalmente com tantas crises de mercado.

E muitas pessoas já estão cansadas de aguardar pelos procedimentos do SUS, porém não são todas que tem capital suficiente ou contrato de trabalho formal,

Nesses casos existem os famosos planos de saúde coletivos por adesão, facilitando a vida de quem necessita de um serviço de saúde privado.

Esses planos são contratados através de associações e sindicatos e tem as mesmas normas dos planos empresariais, com relação à taxa de sinistro e reajustes.

Com essa modalidade de plano, algumas pessoas criam pequenas empresas ou até mesmo se vincula a associações para poder contratar esse tipo de plano.

Logicamente não tem os mesmos benefícios que um plano individual proporciona, porém, uma melhor flexibilidade em relação às mensalidades.

Com tantos aumentos que os planos de saúde individual vêm fazendo, não fica desconsiderada a opção de que algum dia possa existir apenas planos por adesão. Com esse artigo tentamos explicar melhor para você o porquê desses planos está cada vez mais escasso.

Aproveite para ver também um outro post que fizemos falando sobre Quais as Vantagens e Desvantagens Dos Planos Por Adesão

Plano de Saúde Individual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

(21) 3064-0101COTAR PLANO