9 dicas para escolher um plano de saúde ideal | É um grande investimento e um assunto tão sério quanto o nosso bem-estar, por isso devemos ter muita confiança na escolha do seguro de saúde certo.
Pensando nisso, selecionamos pontos importantes que você precisa ficar atento antes de assinar uma apólice de seguro de saúde.
Escolhendo um tipo de contrato de plano de saúde
O primeiro passo na compra de um plano de saúde é definir um tipo de contrato. Isso depende principalmente do número de pessoas inscritas no plano de doença e se o titular possui CNPJ.
A seguir, quatro atitudes definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) são elas:
Separe opções relevantes para a sua rede credenciada
O que isso significa? Uma rede credenciada é basicamente um conjunto de hospitais, laboratórios e especialistas abrangidos por cada plano.
Escolha com base no preço
Existem muitos tipos diferentes de planos de seguro, desde opções de serviços básicos até planos de saúde caros e, há muitas diferenças.
O valor final dependerá da sua necessidade, dos hospitais da rede credenciada e da faixa etária do beneficiário.
Obs: Planos com co-pagamentos são mais baratos.
Conheça os benefícios dos planos de reembolso
Caso seu médico de confiança não possua plano de saúde, uma opção é adquirir um plano de saúde reembolsado.
Em geral, quanto maior a categoria selecionada, maior o valor reembolsado ao beneficiário.
Definindo a Área de Cobertura do Plano
Outro ponto importante é o escopo, ou seja, onde os serviços da operadora são necessários.
As opções de capa disponíveis no mercado variam de acordo com o país e a região. Os planos nacionais de saúde atendem todo o estado, enquanto os planos regionais atendem a grupos específicos de comunidades.
Defina o tipo de assistência
Depois de saber o melhor caminho a seguir, você precisa entender que tipo de assistência precisa. Portanto, a ANS definiu três segmentos diferentes da seguinte forma:
- Seguro ambulatorial,
- Assistência odontológica,
- Cobertura de referência;
O Plano Completo combina cobertura e dá aos pacientes acesso a todos os procedimentos.
Verifique os dependentes que podem ser incluídos no contrato
Com base no tipo de contrato, você pode adicionar membros da família como dependentes dependendo do contrato selecionado.
Verifique quais parentes são elegíveis para o seu seguro de saúde. Parentes consanguíneos como: pais, filhos, irmãos, netos, avós, bisavós, tios, sobrinhos.
Filhos, enteados ou tutores ou responsáveis legais até 21 anos de idade.
Filhos, enteados ou seus pais ou responsáveis legais entre 21 e 24 anos que dependam financeiramente do segurado ou que frequentem faculdade.
Decida a acomodação desejada
Você também deve considerar como gostaria de ser atendido caso precise ser hospitalizado para não causar frustração e desperdício no futuro.
Descubra qual é melhor para você, fique em uma clínica ou em um apartamento.
Por favor, tenha todos os documentos em mãos antes de solicitar um contrato
Acredito que você verificou todos os itens essenciais e já selecionou as opções de seguro saúde que gostaria de contratar, então entre em contato com um corretor de confiança para formalizar sua proposta e fornecer a informação requerida no documento.