plano de saúde cobre laqueadura

Plano De Saúde Cobre Laqueadura?

Você sabia que plano de saúde cobre laqueadura? Sim, há uma lei na qual os planos de saúde devem arcar com procedimentos contraceptivos e de planejamento familiar.

Se você já tem o número de filhos que deseja e que pode arcar com a criação, ou até mesmo que não tenha nenhum, porém está certa de que não quer ter, existem inúmeros procedimentos contraceptivos que podem te ajudar nessa decisão.

No entanto, alguns desses procedimentos são bem caros, como a colocação de DIU de hormônio e também a laqueadura, por exemplo.

Há muitas dúvidas recorrentes sobre esses assuntos nos quais as pessoas não sabem como proceder e como fazer para darem sequência a e esses procedimentos e se os planos de saúde cobrem.

Se você quer saber mais sobre este assunto e todos os procedimentos necessários para realizá-lo e como solicitar sua laqueadura pelo plano de saúde, então continue lendo este artigo.

Plano De Saúde Cobre Laqueadura?

planos de saude que cobrem laqueadura

Como vimos na introdução, há uma boa notícia no qual poucas pessoas tem conhecimento que é que os planos de saúde, desde 2009, são obrigados por lei por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar a arcarem com planejamentos que envolvam o planejamento família.

A realização de vasectomia, laqueadura e implantação de DIU são alguns dos 100 procedimentos que serão incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Ou seja, todos os procedimentos contraceptivos.

Só que é preciso estar atendo, pois na prática as coisas podem ser um pouco diferentes.

De acordo com agência, a lista é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de planos de saúde (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia e plano referência) contratada pelo consumidor.

Diversos fatores podem interferir na conquista desse direito, por isso é bom fazer uma pesquisa para coletar opiniões e experiências de pessoas que conseguiram realizar ou não através do plano de saúde.

Sendo assim, para que a laqueadura seja liberada e realizada pelo convênio médico, é preciso que a mulher que deseja realiza-lo passe por alguns procedimentos como acompanhamento psicológico e que cumpram alguns requisitos.

Entre esses requisitos, é possível destacar que as mulheres candidatas a laqueadura devem possuir mais de 25 anos, precisam estar em plena capacidade civil e em alguns casos, devem ao menos terem dois filhos vivos.

Quanto Custa Uma Cirurgia De Laqueadura?

A laqueadura trata-se de uma cirurgia simples, realizada por ginecologistas, que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.

A ligadura de trompas é o método contraceptivo mais eficaz conhecido, embora ainda haja uma pequena possibilidade da mulher engravidar.

O procedimento para a realização da laqueadura é indolor e leva em média 40 minutos.

Inicialmente, a paciente deverá ser anestesiada por meio de inalação ou injeção. Sendo assim, o médico promove então incisões para em seguida, inserir um pequeno dispositivo no qual ajudará a localizar as trompas.

Após feita a amarração, cortar ou apertar as tubas uterinas, o corte é fechado com pequenos pontos. Geralmente a mulher é liberada algumas horas depois da cirurgia terminar.

O preço médio de uma cirurgia de laqueadura, custa em torno de R$ 5 mil. No entanto isso varia de região, médico e hospital escolhido.

Sendo assim, a melhor opção para a realização desse procedimento, é através de um plano de saúde. Nesse caso, é necessário que se tenha indicação médica e o cumprimento das exigências da lei.

Quem pode fazer laqueadura pelo convênio?

e possivel fazer laqueadura pelo convenio

O método de laqueadura como descrevemos anteriormente, pode ser feito por mulheres que não desejam mais ter filhos por opção própria. No entanto como é um procedimento definitivo, só é permitido por lei em mulheres maiores de 25 ou com pelo menos dois filhos.

Pois segundo esses critérios, o risco de arrependimento é menor.

Sendo assim, uma mulher de 30 anos que não possui filhos pode sim realizar a laqueadura, e o mesmo é possível para uma mulher de 20 anos que já tenha pelo menos dois filhos.

Existem mais de uma maneira de realizar a operação. Entretanto, todas seguem o princípio básico da laqueadura, que é impedir a passagem do ovócito e dos espermatozoides pelas trompas, evitando então, a fecundação.

A classificação da laqueadura basicamente é feita de acordo com a maneira como o corte é feito e suas vias de acesso.

Os principais tipos de laqueadura são as abdominais e as vaginais. Além disso, existem diversas maneiras de romper efetivamente as trompas e são elas:

  • Anéis de plástico
  • Clipes de titânio
  • Cauterização
  • Fio de sutura

Para saber a escolha do procedimento ideal para cada mulher, é preciso levar em consideração fatores como a preferência, aderência e cicatriz, além da presença de endometriose ou mioma.

No caso dos planos de saúde, a ANS explica que a cobertura do procedimento pode depender de outros fatores, como data de contratação do plano, preexistência de doença ou prazos de carência.

Para realização da laqueadura, é preciso o registro da manifestação da vontade em documento assinado.

Isso depois de a pessoa ter recebido informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.

Como solicitar laqueadura pelo plano de saúde?

O beneficiário que está em programação para a cirurgia esterilizadora deve aguardar o prazo de 60 dias após a assinatura do termo de consentimento para a realização do procedimento.

Para a autorização o prazo definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é de até 10 dias úteis.

Para realização de laqueadura primeiramente é necessário que o médico faça a solicitação em sistema, após o pedido médico é necessário a apresentação de alguns documentos.

Como dissemos anteriormente, existem dois tipos de laqueadura, a vaginal e a abdominal.

Na laqueadura abdominal Laparotomia, um corte horizontal semelhante a um corte de cesariana é feito.

Devido ao tamanho do corte, trata-se de uma operação mais invasiva, com maior risco de infecção e dor no pós-operatório.

Já a laparoscopia, é um procedimento que se baseia na inserção de uma mini câmera em pequenos furos realizados na região do abdômen.

Esta é a melhor maneira de se fazer a cirurgia para o médico cirurgião, pois a câmera permite uma visão mais detalhada dos órgãos e tecidos internos.

Por ser menos invasiva, ela possui um risco de infecção muito menor e sua cicatrização é menos aparente. Ela garante a maior chance de eficácia e a recuperação da paciente é muito mais rápida em relação à laparotomia.

Na laqueadura vaginal, existe o processo de colpotomia.

A colpotomia assim como a videolaparoscopia, é menos invasiva e por isso apresenta menor perda sanguínea, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação.

Ela é feita por meio de uma incisão pelo fundo-de-saco posterior da vagina, a partir de onde as trompas são alcançadas. Entretanto, esse método apresenta um risco maior de infecção.

Quais Planos De Saúde Cobrem Laqueadura?

laqueadura pelo convenio medico 1

Todos os planos são obrigados a cobrir a cirurgia de laqueadura. No entanto, separamos alguns convênios nos quais você pode se interessar. São eles:

1. Amil Fácil

A linha Amil Fácil foi criada com o propósito de descomplicar sua vida, oferecendo então um atendimento acessível e de qualidade, muito próximo de você.

A Amil Fácil inclui consultas e exames ilimitados, contratação individual como pessoa física ou jurídica, mais acessibilidade com um atendimento rápido e fácil nos melhores hospitais da sua região e possui também rede própria para que seja proporcionado ainda mais qualidade e cuidado integrado.

Os planos da Amil Fácil contam com toda a cobertura obrigatória exigida pela ANS, o que engloba desde os procedimentos mais básicos até os mais complexos.

Ela conta com plano de saúde que cobre laqueadura.

Além disso, também existe a possibilidade de realizar tratamentos completos como quimio e radioterapia e cirurgias como a bariátrica, incluindo a retirada do excesso de pele.

2. Assim Saúde

A rede Assim Saúde é formada há mais de 20 anos por médicos, sendo uma empresa legitimamente carioca, ela possui a maior rede própria de hospitais e centros médicos da América Latina, concentrando-se no Rio de Janeiro.

A Assim Saúde tem como missão proporcionar aos seus pacientes um atendimento médico-hospitalar de qualidade, através de tecnologia moderna com profissionais altamente qualificados que sempre prezam pela humanização do atendimento.

A empresa é operadora de planos de saúde e foi fundada em 1988 e hoje conta com mais de 700 mil clientes.

Atua em toda região do Rio e Grande Rio.

3. Intermédica

O Grupo NotreDame Intermédica é pioneiro em Medicina Preventiva e oferece as melhores soluções em saúde e também em odontologia.

O Grupo se destaca por oferecer serviços de qualidade na Rede Própria e na Rede Credenciada de Centros Clínicos, Hospitais, prontos-socorros e maternidades, além de clínicas odontológicas.

Um dos principais conceitos do grupo Intermédica é promover um atendimento baseado no melhor acolhimento e na segurança dos nossos pacientes.

A Intermédica possui 75 centros clínicos, 10 unidades de medicina preventiva, 37 pronto-socorro, 39 pontos de coleta e 20 hospitais.

O grupo Intermédica possui plano de saúde que cobre laqueadura.

Possuem os mais variados tipos de planos que vão desde o plano básico smart, que abrange Rede Própria e Rede Credenciada certificada, com acesso a todas as especialidades médicas e profissionais referenciados.

Planos medianos como Premium que abrange planos de saúde com atendimento altamente qualificado e coberturas diversificadas, permitindo maior liberdade de escolha. Oferece Rede Credenciada com profissionais, hospitais e laboratórios em todas as regiões do País, além de valores diferenciados de reembolso no Brasil e no exterior.

E planos mais sofisticados como o Infinity, que oferece os melhores serviços, coberturas e programas de prevenção de doenças. Tem rede ampla e exclusiva de hospitais, centros de diagnósticos e laboratórios, bem como uma equipe médica de referência.

A Intermédica oferece aos clientes soluções acessíveis e de qualidade e, principalmente, que caibam no bolso.

4. Pop Rio Integral Saúde

O Pop Rio é um produto diferenciado que dispõe de uma rede otimizada para atender às necessidades do cliente, com um preço mais acessível. Oferece ainda cobertura em uma rede de hospitais, laboratórios e clínicas de referência.

A principal característica contém cobertura por grupo de municípios, acomodações em quarto coletivo ou quarto privativo, acesso aos programas especiais da Caberj integral e atendimento domiciliar de urgência.

O Plano Integral Saúde Pop Rio é um plano de saúde desenvolvido pela Caberj Integral Saúde.

Juntamente com a A4 administradora de benefícios, foi criado para ser uma alternativa barata, porém de qualidade.

Possuindo uma ampla rede de hospitais e clínicas particulares, esse plano oferece uma cobertura completa para todas as suas necessidades.

5. Caberj

É uma operadora de plano de saúde que cobre laqueadura, completa que disponibiliza, sem qualquer tipo de burocracia, serviços médico-hospitalares com cobertura e atendimento para urgências e emergências em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Os planos da Caberj foram especialmente desenvolvidos para que você tenha um produto de primeira linha, sempre que for necessário.

Única operadora do mercado que não exige autorização prévia para exames laboratoriais, o que permite um atendimento rápido e facilitado ao cliente.

Todos os planos de saúde têm seus benefícios regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos CABERJ, entretanto, diferenciam-se de muitos pelo compromisso de qualidade que a empresa tem com você.

6. SulAmérica

A SulAmérica assegura qualidade de vida e bem-estar para você. Além da rede referenciada, o seguro oferece vantagens, benefícios, descontos e programas especiais para proporcionar a tranquilidade que vocês necessitam.

São diversos planos para sua escolha, os quais se diferenciam por rede e valores de reembolso.

Sendo uma das operadoras mais antigas no mercado, chegou ao Brasil em 1918. Possui também um dos maiores números de beneficiários, com mais de 1 milhão e meio de clientes.

Conclusão

Sendo assim, você já sabe que todo plano de saúde cobre laqueadura. Sabe também quanto custa uma laqueadura e como fazer para solicita-la ao seu plano, assim como também, sabe os principais planos que fazem essa cobertura. 

A escolha de um bom plano é fundamental para que o processo seja impecável. Sendo assim, a Planos de Saúde Adesão Rio de Janeiro, possui um catálogo com todos os convênios para que você possa saber qual melhor se encaixa para você e suas necessidades. 

Não deixe de acessar o site e garantir um bom plano de saúde. 

Gostou deste artigo e ele foi útil para você? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COTAR PLANO (21) 3064-0101