Últimas do Blog
Home / Blog / Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens
plano-de-saude-empresarial-tipos

Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

Uma alternativa empregada por pelo menos 75% das empresas de todo o Brasil, o plano de saúde empresarial já se revelaram vantajosos em diversos aspectos. Segundo estudos, ter um plano de saúde é a prioridade de mais de 70% dos colaboradores de diversas empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Além de garantir a saúde do colaborador, os planos podem melhorar desde a rotina de trabalho, até a qualidade de vida, permitindo que o colaborador se mantenha mais focado. Investir em um plano de saúde é indispensável para a boa imagem da empresa.

Satisfação Dos Colaboradores e a Melhora da Produtividade.

O plano de saúde empresarial proporciona aos colaboradores e dependentes um atendimento de qualidade, sempre que precisarem. O colaborador paga um valor simbólico (na maior parte dos casos descontado da folha de pagamento) por consultas e exames que realizar e tem mais tranquilidade e segurança, caso necessite se consultar emergencialmente ou precise de algum outro procedimento de saúde.

O plano de saúde empresarial deve ser adquirido por uma pessoa jurídica, e a sua contratação possui vantagens e desvantagens. Acompanhe o texto para entender melhor sobre esse assunto.

O plano empresarial é criado  para uma coletividade, um grande número de pessoas que possuem alguma característica em comum, são os chamados grupos de afinidade. No geral, esses grupos reúnem as pessoas a partir de sua profissão, da empresa em que trabalham ou área de atuação, em parceria com as empresas ou entidades de classe.

Antes de escolher a melhor alternativa, é preciso analisar com cuidado os aspectos de cada plano de saúde, selecionando o ideal para a sua empresa.

Atualmente, Existem Dois Tipos de Plano de Saúde Empresarial:

plano-de-saude-empresarial-tipos Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

  • Plano de saúde coletivo empresarial (compulsório);
  • Plano de saúde coletivo por adesão.

Plano Coletivo Empresarial: Vantagens e Desvantagens

O plano de saúde coletivo empresarial, fornece assistência médica à saúde dos colaboradores com vínculo empregatício ou então estatuário. É caracterizado como compulsório porque a totalidade dos funcionários registrados entram na cobertura contratada. Entretanto, se um funcionário ou mais ficar de fora da contratação, já passa a ser a modalidade de adesão, cujo valor é um pouco mais alto.

As Vantagens do Coletivo Empresarial São:

Vantagens-do-Coletivo-Empresarial Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

  • Mensalidade: costuma ter a mensalidade reduzida, se comparado a outras modalidades de planos.
  • Carência: o prazo de carência normalmente é reduzido na espera para realizar procedimentos médicos. Quanto mais integrantes tem o contrato do plano, maior é a redução da carência, favorecendo os usuários do plano de saúde. A grande maioria não tem carência para partos e outros procedimentos médicos, ao contrário das outras modalidades de planos existentes.
  • Cobertura: A cobertura é maior que outros planos. Uma boa cobertura beneficia o usuário, já que possui maior possibilidade de procedimentos, consultas, médicos e exames disponÍveis dentro do plano. Geralmente, a região de cobertura também é maior.

As Desvantagens do Coletivo Empresarial São:

  • Oferece a adesão a um menor número de pessoas;
  • O usuário deve estar vinculado ao contratante mediante a vínculo estatutário ou empregatício;
  • A contratação é compulsória, ou seja, o funcionário não tem a opção de não participar;
  • Os reajustes não acompanham o índice da ANS. O reajuste do plano de saúde empresarial é negociado diretamente entre a pessoa jurídica contratante e a operadora.

Planos de Saúde Empresariais Coletivos Por Adesão: Vantagens e Desvantagens

Grupo-de-pessoas-para-o-plano-coletivo-2-300x259 Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

Já os planos de saúde coletivos por adesão, são contratados por pessoas jurídicas, classista ou setorial, como é o caso de conselhos, sindicatos e demais associações profissionais, ou seja, a pessoa jurídica que contrata o plano de saúde permite que pessoas façam ou não sua adesão, devendo ser empregado, associado ou sindicalizado do contratante. Os valores das suas mensalidades normalmente são reajustados anualmente.

As Vantagens do Plano Empresarial Por Adesão São:

CRISE_POSITIVA_E_NEGATIVA_1 Plano de Saúde Empresarial: Vantagens e Desvantagens

  • Mensalidade: A mensalidade possui um valor reduzido se comparado a outros planos. Se comparado a planos de saúde individuais, a redução pode chegar a 40%.
  • Carência: A carência costuma ser curta ou inexistente, sendo uma ótima opção para quem tem pressa em utilizar os serviços disponibilizados.
  • Cobertura: Geralmente possui maior abrangência de cobertura, ou seja, mais procedimentos e regiões que aceitam o plano.

As Desvantagens do Plano Empresarial Por Adesão São:

  • Taxa de reajuste pode ser maior com relação ao plano empresarial sem adesão;
  • Menor tolerância de prazo para casos de atraso nas mensalidades.

Muitas operadoras oferecem esses planos para pequenas, médias e grandes empresas, podendo as condições e contratos mudarem conforme as características de cada caso, porém sempre de acordo com as normas da ANS.

A grande maioria permite ainda aos titulares, a inclusão dos dependentes, como filhos e cônjuge. Existem também algumas empresas que dispõe planos com cobertura que abrange maior região, alguns podem ser nacionais e outros internacionais.

Para a empresa, a contratação de um plano de saúde empresarial só proporciona ganhos, uma vez que é vantajosa no sentido de reconhecimento do colaborador, incidindo diretamente no rendimento. Afinal, um colaborador motivado, produz mais!

Todos compreendemos que estamos sujeitos a passar por problemas de saúde e não sabemos o momento em que isso pode acontecer. Por isso, é essencial termos um plano de saúde empresarial ou individual como seguro, caso haja um imprevisto.

Aproveite para ver também um outro post que fizemos aqui no blog falando sobre: Carência de Plano de Saúde Saiba um Pouco Sobre

Plano de Saúde Empresarial Qual Escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

(21) 3064-0101COTAR PLANO