Últimas do Blog
Home / Plano de Saúde Para Idoso
plano de saude para idoso
plano de saude para idoso

Plano de Saúde Para Idoso

Plano De Saúde Para Idosos – Conheça Suas Opções

Contratar um plano de saúde para idosos é algo fundamental para quem já se encontra na terceira idade, uma fase na qual, os cuidados devem ser redobrados.

Além disso, essa faixa etária é classificada em um dos grupos de riscos. Tal como acontece com as crianças e as mulheres grávidas!

O que faz com que a garantia de atendimento seja algo essencial a fim de preservar a saúde, bem-estar e qualidade de vida do idoso.

Isso porque o acompanhamento periódico é fundamental para prevenir diversos males que surgem com o envelhecimento. Bem como, para combater diversos outros.

Quem já possui alguma condição especial desde novo, deve se preocupar ainda mais com a saúde nesse estágio da vida.

Sem precisar depender dos hospitais públicos que hoje, se encontram cada vez piores. Principalmente, em todo o estado do Rio de Janeiro que desde sempre, conta com um histórico de negligência nesse setor público.

Apesar do plano de saúde para idosos ser considerado o mais caro, devido a faixa etária máxima, é possível ainda assim encontrar ótimas opções com excelente custo-benefício!

Plano De Saúde Para Idoso

O plano de saúde para idosos é um serviço que tem como foco e especialização pessoas que se encontram na terceira idade.

Tornando-o assim, repleto de cuidados únicos que atendem as necessidades dessa faixa etária. Desenvolvido especificamente para tal época da vida, esse tipo de plano garante:

  • Atendimento humanizado;
  • Profissionais preparados para o serviço;
  • Bem-estar e qualidade de vida;
  • Combate e prevenção a males específicos da idade avançada.

Mas, o grande problema enfrentado por essas pessoas é que esses são planos menos comuns, nem sempre sendo atendido em todas as regiões.

Contudo, isso não deve se tornar um motivo para não buscar um opção ideal para você. Pois, o plano de saúde faz toda a diferença nos dias de hoje, em que a saúde pública se encontra cada vez mais precária.

Desse modo, ter um convênio médico garante que os idosos obtenha cuidados constantes através de consultas e exames periódicos.

Sempre sendo atendido por especialistas no assunto. De modo que os males da idade possam ser prevenidos ou combatidos antes de comprometer sua saúde.

Ou seja, é uma garantia de que o idoso terá acesso a uma rede credenciada repleta de médicos e profissionais da saúde, prontos para lhe acolher.

Através dessa equipe, é garantido o acesso ainda a especialistas nessa faixa etária. Profissionais esses capacitados para diagnosticar e tratar problemas específicos da idade.

Vale destacar ainda, que muitas operadores atuam com programas especiais de medicina preventiva, que conta com:

  • Exames específicos;
  • Tratamentos adequados.

Ou seja, é a melhor forma de diagnosticar e tratar males de forma precoce, garantindo sua cura ou estabilização, a fim de evitar prejuízos à saúde.

Por que contratar um plano para idosos?

Na busca de qualquer serviço, entender seus benefícios e vantagens antes da contratação é algo primordial.

Então, nos planos de saúde para idosos isso não seria diferente. Abaixo, separamos os principais motivos para realizar esse tipo de investimento na saúde da melhor idade:

  • Acolhimento: além de ter um atendimento mais amplo e preparado do que na rede SUS, que não consegue atender a demanda público. No convênio médico os profissionais são capacidades e contratados em número, a fim de suprir as necessidades desse público;
  • Desconto farmácia: outra grande vantagem de ter um plano de saúde para idosos, é que a maior parte das operados trabalham em parceria com grandes farmácias do país. Oferecendo então, descontos nos remédios que se tornam mais acessíveis;
  • Atendimento clínico: ao contratar um convênio médico, o idoso tem não apenas acesso a uma rede credenciada com especialistas. Como ainda, tem garantia de que será atendido em casos de urgência e emergência que podem fazer toda diferença nessa fase. Além disso, ele terá acesso a clínicas com boa estrutura e equipamentos de última geração. O mesmo vale para os hospitais e laboratórios;
  • Medicina Preventiva: são programas especiais com foco na terceira idade que visam não apenas a prevenção e o combate/cura, como também, a conscientização sobre muitos males, cuidados a serem tomados, etc. O que leva a uma redução das internações em casos de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, pressão arterial, bronquite e asma;
  • Segurança: afinal de contas, você terá seus direitos garantidos e a tranquilidade de não precisar enfrentar filas para um atendimento precário na rede público, com chances incertas.

Plano De Saúde Acima De 65 anos: Melhores Planos Para Idosos No Rio de Janeiro

Quem já teve ou ainda possui plano de saúde, provavelmente sabe que de 4 em 4 anos, os valores do convênio aumentam.

Pois é quando ocorre uma mudança de faixa etária do beneficiário. Desse modo, o plano de saúde para idosos torna-se o mais caro de todos, por ser o de idade mais avançada.

Contudo, a ANS (Agência Nacional de Saúde) determina que a partir dos 59 anos de idade o reajuste por faixa etária deixe de ser aplicado.

O que faz com que uma pessoa de 59 e outra de 87 pague o mesmo valor de mensalidade. Sendo assim, um limite que impede as cobranças abusivas.

Além disso, o valor não pode ser maior do que 6 vezes o valor referente a cobrança feita para a primeira faixa etária, que vai de 0 a 18 anos de idade.

Essa medida faz com que o preço do plano seja acessível na terceira idade. Havendo então, diferenciação apenas nos serviços oferecidos, que são especializados.

1. Amil:

Se você tem em média 65 anos de idade, como contar com uma das empresas de maior confia no mercado de saúde, para contratar seu plano de saúde para idosos.

Desse modo, tendo um acesso ao serviço de acompanhamento, prevenção, tratamento e até mesmo reabilitação. Garantindo, portanto:

  • Qualidade de vida;
  • Bem-estar;
  • Recuperação com redução das limitações.

Com opções de adesão por plano individual ou familiar, é possível contar com abrangência tanto regional, quanto nacional.

A Amil, com sua vasta rede credenciada, oferece ainda médicos, clínicas e hospitais em praticamente todas as regiões, facilitando a acessibilidade. Bem como, atua ainda com benefícios como:

  • Correção de Postura: um programa desenvolvido para prevenção e tratamento de problemas de origem ortopédica e/ou postural, que traz melhorias para os idosos;
  • Reembolso: em casos de consultas e exames feitos fora da rede credenciada, desde que de acordo com as especificações do plano. Esse pode ser de até 161 reais que é libarado em até 5 dias úteis.

2. Unimed Rio:

Considerada também uma das melhores operadoras atuantes no Rio de Janeiro, a Unimed Rio oferece planos com especialização em:

  • Programas de prevenção a patologias específicas;
  • Serviços de geriatria (especialização em terceira idade).

Sua abrangência, que faz cobertura para idosos de até 69 anos de idades, pode ser tanto estadual, quanto nacional.

Na primeira opção, está disponível para planos de coparticipação. Enquanto o segundo sem e com mais opções de escolha para o tipo de acomodação.

Pensando ainda em melhor atender esse público, seu plano pode ser feito de forma individual ou naqueles familiares.

3. Assim Saúde:

Em terceiro lugar, quero destacar esse que é o plano de saúde para idosos que mais tem buscas e adesões no Rio de Janeiro.

Ao trabalhar com preços acessíveis e rede credenciada ampla e de qualidade, esse convênio consegue atuar de forma bem atrativa. Sendo ainda, aquele que mais oferece opções:

  • Clássico;
  • Ideal;
  • Superior.

Cada um deles, sendo diferenciados de acordo com o número de serviços oferecidos, tipo de acomodação e abrangência.

Outro ponto de destaque dessa operada de saúde é o serviço Farma. Sendo considerada uma das maiores parcerias do RJ, que oferece bons descontos em medicamentos, em redes parceiras.

Mas, devemos destacar ainda o programa Special Life que tem por objetivo atuar segundo os conceitos da medicina preventiva – essencial na terceira idade.

Por fim, vale destacar seu amplo serviço de assistência com remoção domiciliar em casos graves. Bem como, o serviço de Orientação Médica por Telefone que oferece praticidade, tranquilidade e segurança no cotidiano.

4. SulAmérica:

A SulAmérica é uma corretora de seguros que está presente no Rio de Janeiro a mais de 100 anos, tendo sido fundada ainda na República Velha.

Hoje em dia, trabalhando com diversos produtos, ela oferece um dos melhores planos de saúde. Dentro do seu escopo, o convênio Exato é a melhor opção custo-benefício.

Isso porque ela oferece a possibilidade de abrangência nacional, além de benefícios como:

  • Aplicativo: pelo qual pode-se verificar toda rede credenciada, verificar extrato de uso, botão de emergência e que serve ainda, como carteirinha;
  • Descontos: em medicamentos nas farmácias parceiras;
  • Reembolso: para consultas feitas fora da rede credenciada, de acordo com as regras de uso.

5. Bradesco:

Uma das empresas mais famosas do Brasil, o Grupo Bradesco atua muito além do ambiente bancário, pois, é ainda uma seguradora.

Dessa forma, é possível encontrar planos de saúde para idosos com ótimo custo-benefício. Entre eles, o Bradesco Perfil se destaca como a melhor opção.

Uma vez que, ele possui uma cobertura nacional com postos de atendimentos nas maiores capitais do país, oferecendo ainda, serviços como:

  • Reembolso: para consultas e exames realizados fora da rede credenciada, desde que dentro das regras da seguradora, que valem para o exterior;
  • Descontos em medicamentos: que chegam até mesmo a 85% do valor total dos produtos, em cerca de 11 mil farmácias parceiras ao longo do país;
  • Assistência: ampla rede credenciada, programa de prevenção Juntos Pela Saúde, assistência 24 horas para urgências e emergências e a repatriação funerária.

6. Caberj:

O grupo Caberj fundado em 1972 que tem por objetivo oferecer opções de convênio médico no Rio de Janeiro.

Englobando hoje a marca Integral Saúde, a operadora oferece planos de saúde para idosos também. Com atendimento humanizado com foco no paciente, os melhores planos são:

  • Essencial: uma opção com ótimo custo-benefício, o plano cobre desde exames a internações, incluindo as cirúrgicas. Tendo como tipo de acomodação, o quarto coletivo;
  • Mais: a opção de segundo maior custo-benefício, cobre os serviços do anterior com a possibilidade de ter acomodações em quarto privativo e acompanhamento personalizado.

Conhecido então, pela sua qualidade, a Caberj é uma referência quando o assunto é atendimento de urgência e emergência no estado do Rio.

Plano De Saúde Para Idosos Acima De 70 anos: Melhores Convênios Para Idosos

Acima, vimos os principais planos que focam em idosos aceitando a adesão na faixa etária entre 60 a 69 anos de idade.

Contudo, ao passar dos 70 anos se torna mais difícil o acesso a uma saúde de qualidade. Isso porque a terceira idade é uma das faixas etárias que mais utiliza os planos.

O que faz com que eles não vejam como vantagem sua adesão sem a possibilidade de aplicar um reajuste por idade.

No Rio de Janeiro, porém, você conta ainda com planos da Unimed Rio e Assim Saúde. Essas duas grandes operadoras mais requisitadas na região, oferecendo planos de saúde para idosos com atendimento especializado.

Permitindo que os mesmo possam ter acesso a medicina preventiva sem dificuldades, a fim de garantir seu:

  • Bem-estar e qualidade de vida;
  • Prevenção, tratamento e combate a diversos males.

Plano De Saúde Para Idosos Acima De 80 anos: Melhores Planos Para Idosos

Por ser enquadrada na faixa etária mais alta, poucas são as operadoras que trabalham com serviços especializados na terceira idade.

Desse modo, nem sempre oferecendo um atendimento médico focado na terceira idade. Apesar da obrigatoriedade de atender pessoas de qualquer idade, sem exclusão por idade.

Segundo o art. 39 (Lei n° 8078/90) e o art. 14 (Lei n°9.656/98) do Código de Defesa do Consumidor, que considera essa uma prática abusiva e passível a penalizações.

No entanto, a SAMOC Saúde é uma das poucas empresas que trabalham oferecendo um serviço diferenciado para esse público.

  • Medicina Preventiva: todo atendimento e procedimento realizado é feito sobre os princípios desse conceito, junto a uma atendimento humanizado. Além disso, atuam com programas que visam conscientizar idosos, através da informação, sobre a adoção de hábitos de vida mais saudáveis para elevar o bem-estar e qualidade de vida;
  • Rede de atendimento: ampla e própria, a rede da SAMOC Saúde possui um serviço com atendimento médico 24 horas disponível em qualquer tipo de plano;
  • Teleatendimento Médico 24h: esse serviço é um benefício oferecido em alguns dos planos, possibilitando assim o acesso ao atendimento em domicílio 24 horas nos casos de urgências e emergências.

Portanto, se tornando a melhor opção para quem busca por foco no atendimento e procedimentos para esse público.

Qual O Valor Do Plano De Saúde Para Idosos?

Para finalizar, iremos agora falar um pouco mais sobre o valor de um plano de saúde para idosos que se enquadram na faixa etária mais elevada.

O que faz com que seu convênio seja aquele de valor mais elevado. Abaixo, separamos uma média de preços com base em planos de saúde:

  • Simples: são aqueles com quarto coletivo e abrangência reduzida, os valores médios ficam entre 500 a 800 reais mensais;
  • Completos: aqui estamos falando de planos com direito a quarto privativo, abrangência nacional e/ou internacional e acesso a outros recursos, até mesmo estéticos. Desse modo, os valores acabam sendo maiores, começando em um média de mil reais, podendo chegar até mesmo 5 mil.

É possível notar que os valores mudam bastante dependendo do tipo de abrangência, acomodação e serviços buscados.

A escolha deve considerar então, as especificidades de cada indivíduo. Lembrando que escolher um plano mais básico não significa qualidade reduzida.

Mas, apesar de o plano não sofrer variações a cada 4 anos por faixa etária, os valores estão sujeitos ainda ao reajuste anual.

Desde 2017 esse reajuste vem caindo e em 2019, ele foi de apenas 7,35%. Sendo a ANS responsável por determinar o teto limite para essa mudança.

Tal reajuste só pode ser feito na data de aniversário do contrato do convênio médico e é muito importante verificar essa mudança.

A fim de evitar cobranças ilegais antes do prazo. Ressaltando ainda, a importância de verificar se a operadora escolhida está autorizada a realizar tal cobrança.

O plano para idosos possui carência?

Um aspecto muito importante que causa muitas dúvidas na hora de aderir a um plano de saúde para idosos é a carência.

Afinal de contas, esse representa o tempo de espera para começar a utilizar os serviços prestados. Isso porque muitos idosos que estão em busca de um plano, buscam um plano com certa urgência.

Para casos normais, de adesão, o idoso pode começar a utilizar os determinados serviços em:

  • Urgências e emergências após 24 horas;
  • Consultas, exames e demais procedimentos (como fisioterapêuticos) após 30 dias.

A ANS estipula também, um prazo limite para cada tipo de serviço, mas, dentro deles o tempo varia de acordo com cada operadora. Entretanto, algumas oferecem redução como forma de atrair mais beneficiários.

Conclusão

Portanto, o plano de saúde para idosos é uma serviço que tem como especialidade serviços destinados a terceira idade, sendo planos que:

  • Atuam segundo a medicina preventiva;
  • Oferecendo especialistas em geriatria;
  • Descontos elevados em farmácias parceiras;
  • Possuem um valor fixo a partir dos 59 anos.

Os seus valores acabam variando de acordo apenas com a quantidade de serviços, abrangência, tipo de acomodação e contratação escolhidas.

Considerado um plano de tipo individual, ele pode estar incluso ainda no familiar. Pois, algumas operadoras aceitam colocar pais e avós como dependentes, seja por ligação familiar ou dependência financeira.

Então, entre em contato conosco e faça agora mesmo uma cotação de valores para escolher a melhor opção para você!

COTAR PLANO (21) 3064-0101