Últimas do Blog
Home / Blog de Planos de Saúde / 4 passos para preparar o psicológico para um concurso público? 
4 passos para preparar o psicológico para um concurso público

4 passos para preparar o psicológico para um concurso público? 

4 passos para preparar o psicológico para um concurso público? | Após fazer um levantamento com base nas informações públicas do Ministério da Economia, foi possível notar que o primeiro governo de Lula autorizou quase quatro vezes mais concursos públicos do que o atual governo de Jair Bolsonaro, portanto, há grande expectativa sobre novas vagas a serem abertas nos anos seguintes.

Pensando nas novas oportunidades, muitas pessoas já começam a se preparar para os possíveis concursos, mas, a grande maioria sofre para conseguir manter um bom psicológico antes, durante e depois do concurso público.

Leia o artigo e descubra como estar preparado psicologicamente para um concurso público seguindo quatro passos.

Estude o Desafio 

Devido a grande quantidade de matérias e falta de tempo dos “concurseiros”, saber por onde começar a se preparar para o concurso que virá é um dos grandes desafios.

Para evitar que fique perdido, veja a mesma matéria mais de uma vez, ou que não consiga estudar tudo que o edital contempla, separe os primeiros dias para estudar o que é proposto pelo concurso que vai enfrentar, para isso, confira os seguintes itens: 

  • Edital do concurso;
  • Banca examinadora; 
  • Depoimentos de quem já fez o concurso. Caso não conheça ninguém que já tenha passado, procure por informações na internet, pois, ainda que os exames sejam de matérias similares, cada concurso tem suas particulares, e você precisa estar preparado;
  • Resgate provas passadas.

Se conheça

Após ter reunido todos os materiais do item anterior, você já conhecerá o desafio que enfrentará, então, está apto para se preparar. 

Faça uma lista (escrita a mão), de pontos que irão atrapalhá-lo nos estudos, isso o manterá consciente e pronto para lutar contra esses empecilhos.

Além da lista do que lhe atrapalhará, faça uma lista com seus pontos fortes e um ranking das matérias que compõem o edital de acordo com seu nível de dificuldade, assim, poderá montar seu cronograma.

Monte um cronograma 

Usando tanto os materiais do primeiro item, quanto os do segundo, monte um cronograma de estudos com metas a serem cumpridas, por exemplo, do dia 5 ao dia 10, quero revisar o conteúdo da primeira matéria do ranking e resolver 100 exercícios de questões já passadas.

O cronograma, deixará seu psicológico tranquilo, diminuirá seus níveis de estresse e ansiedade, por conseguinte, permitirá que aproveite ao máximo seu tempo de estudo.

Inclua Hábitos saudáveis a sua Rotina

Hábitos como, uma alimentação saudável, exercícios regulares durante a semana, horas de sono com qualidade e a terapia com um psicólogo fazem toda a diferença na hora de se preparar.

A alimentação balanceada junto a exercícios regulares controla o peso, a disposição e até o sono, portando é fator decisivo. 

Mesmo sendo alvo de muito preconceito, as consultas com um psicólogo fazem grande diferença entre os “concurseiros”.

Inclusive muitos planos de saúde tem esse tipo de profissional incluso, sem custos adicionais, avalie o seu, pois, talvez você esteja perdendo uma ferramenta importante para usar, visto que, o fato de consultar com esse tipo de profissional baixa os níveis de estresse, ansiedade e dá uma melhor consciência situacional, portanto também é fator decisivo.

COTAR PLANO (21) 3064-0101